Post Top Ad

sexta-feira, 14 de abril de 2017

A Revolução dos Bichos (teste 3)





A Revolução dos Bichos do autor George Orwell
  • Editora: Companhia das Letras
  • ISBN: 9788535909555
  • Ano: 2007 (ano de pub. 1945)
  • Páginas: 112
  • Gênero: Clássico;
  • Onde comprar:



Uma das primeiras afirmações originais do antitotalitarismo.



O enredo gira em torno dos animais da "Granja do Solar" que insatisfeitos com tanta exploração e,
seguindo a liderança dos porcos, começam a pensar em revolução. Ate que um dia a revolta estoura e os bichos acabam tomando a granja. Liberdade! Finalmente estão livres do homem – "a causa principal 
 da fome e da sobrecarga de trabalho". Agora plantam e colhem em beneficio próprio num sistema igualitário. Mas nem tudo é tão bom quanto parece, e a revolução acaba se mostrando uma tirania. Os lideres desse regime totalitário da "Granja dos Bichos" são os porcos que  usufruem de privilégios e progressivamente restituem um regime de opressão. 

Já mencionei – resenha 1984  o sentimento revoltante e ao mesmo tempo assustador que os livros do George Owrell pode causar, e confesso estar ainda mais apaixonada por essa escrita... Outra crítica feroz. Dessa vez uma sátira da ditadura stalinista – revolução russa. A intenção de Orwell em 'A Revolução dos Bichos' é atacar o mito soviético numa história que fosse "fácil de compreender por qualquer pessoa", e ele conseguiu. 



Os bichos são primeiro explorados pelos homens muito parecido à maneira como o proletariado é explorado pelos ricos. Aqui esses animais adquirem inteligência, fala e coragem de derrubar seus exploradores, porém, em um segundo momento, se vêem numa escravidão nova e mais impiedosa nas mãos de seus semelhantes. Todos os animais seriam proclamados iguais, só que – "alguns são mais iguais que outros".

Um livro impecável! Onde a reescritura da história, os julgamentos e as execuções em massa são representados com grande nitidez. Seus personagens e ideias irão me assombrar por muito tempo mais.

.:: RECOMENDADÍSSIMO ::.
Minha Avaliação: ★★★★★ -> Excelente!!!
Leitura TOP 



10:49 / by / 0 Comments

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad